Os computadores às vezes parecem mesmo ganhar vida própria, agindo contra nossa vontade como nos filmes de ficção científica. Do nada, sem aviso, sua máquina desliga sozinha, sua rede cai ou fica lenta demais, somem arquivos que você tinha certeza de que tinha salvado… Dá quase pra ouvir a voz sinistra do HAL 9000, o computador vilão do famoso filme 2001: Uma odisséia no espaço, dizendo sua celebre frase: “I’m sorry Dave, I’m afraid I can’t do that” (“Me desculpe Dave, receio que não posso fazer isso.”)
Mas os problemas de TI não tem a ver com alguma rebelião maligna das máquinas, e sim com bons e velhos erros humanos. Várias atitudes ineficientes do dia a dia podem contribuir para falhas graves, que causam grandes prejuízos e comprometem a reputação da empresa junto ao cliente.
No mercado cada vez mais competitivo e difícil de hoje em dia, antecipar e evitar problemas antes que as falhas aconteçam é fundamental! Com o uso cada vez mais intensivo da TI no mundo corporativo, faz toda a diferença perceber os sintomas de que a gestão dessa área está deficiente, correndo risco de deixar seu negócio na mão quando mais precisa dela.
HARDWARE E SOFTWARE DEFASADOS
Um problema comum em muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, é demorar demais para atualizar seus equipamentos. A crença geral é de que um PC, por exemplo, tem uma vida útil de seis anos. É possível que o equipamento dure todo esse tempo, mas é mais provável que antes disso, com o uso contínuo, o computador comece a apresentar problemas.
Defeitos constantes levam à necessidade de gastos e perda de tempo com reparos que atrapalham os processos produtivos e geram custos, além de poder causar perda de trabalhos, que precisarão ser refeitos. Softwares ganham upgrades rapidamente e podem inclusive tornar-se incompatíveis com o equipamento.
Siga 4 medidas que ajudarão muito a evitar esses problemas:
– Substituir os equipamentos dentro de prazos de vida útil mais realistas;
– Padronizar os componentes do hardware;
– Padronizar os aplicativos e softwares;
– Manter estreita colaboração com a consultoria de TI.
FALTA DE ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA
A segurança é um item fundamental para todas as empresas que atuam de forma direta ou indireta com tecnologia.
Ataques que comprometem os equipamentos, roubo, dano ou exposição de dados sensíveis podem causar prejuízos irreparáveis à empresa.
É essencial estabelecer políticas e métodos de segurança, tanto contra falhas internas como acessos não autorizados, utilização de tecnologias não autorizadas (o chamado “shadow TI”), ou de ataques como os ataques DDoS e os temidos Ransomwares (sequestros de dados).
Ao usar serviços em nuvem, também é fundamental ter garantias de que o provedor oferece proteção de seus servidores.
DESCUIDO COM O BACKUP DE DADOS
Perda de arquivos pode trazer graves consequências. Trabalhos grandes e importantes podem ter que ser refeitos, o que causa perda de tempo e consumo extra de recursos, podendo resultar inclusive em perda permanente de dados cruciais.
É fundamental manter sempre mais de uma cópia atualizada dos arquivos, tanto em forma física quanto na nuvem. Para garantir que os sistemas de backup estão funcionando corretamente, eles precisam passar regularmente por auditorias para serem testados e terem sua eficácia comprovada.
PROTEÇÃO DE ENERGIA INEXISTENTE OU INEFICIENTE
Falta de luz na sua casa, na maioria das vezes, resulta apenas em perder um programa na TV ou ter que tomar um chuveiro frio. Mas no seu negócio, mesmo uma falha de energia momentânea pode danificar equipamentos caros e provocar perda de dados críticos.
Para evitar esses problemas, é fundamental instalar equipamentos de nobreak com supressão de surtos incorporada, contando com um profissional de tecnologia que teste regularmente sua eficiência.
Esses equipamentos devem ser adquiridos por fornecedores confiáveis, sendo substituídos quando se aproximarem do limite de sua vida útil.
CONECTIVIDADE RUIM
Os mais variados tipos de operação hoje em dia são realizados online. Isso está se intensificando ainda mais no mundo corporativo. A maior parte das atividades empresariais depende de uma boa conexão.
Só que muitas empresas ainda acabam caindo no “barato que sai caro”, adquirindo conexões lentas ou equipamentos incapazes de suportar o uso intensivo da rede.
Isso pode resultar em constantes quedas de conexão, por períodos prolongados, que podem gerar grandes atrasos e perda de dados críticos.
DESATENÇÃO AO FEEDBACK DOS USUÁRIOS
As empresas contam com usuários em diversos níveis, os quais dependem do bom funcionamento da TI para realizarem suas tarefas.
Por isso, é fundamental que o gestor de TI preste a devida atenção às informações, sugestões e reclamações feitas por esses usuários. Afinal de contas, são eles que utilizam a infraestrutura de TI da empresa no dia a dia, dependendo dela para realizar suas operações de forma eficiente.
Ouvir o feedback desses usuários, transformando-os em soluções práticas, poderá contribuir para aprimorar os processos e melhorar a produtividade geral da empresa.
FALTA DE MONITORAMENTO PREVENTIVO DE TI
Uma das grandes vantagens da tecnologia atual é a possibilidade de agir de forma proativa, ou seja, antecipar os problemas antes que eles ocorram.
Por isso, deixar seus sistemas de TI sem um acompanhamento constante, que observe, por exemplo, se um equipamento está em vias de começar a dar problemas e precisa ser substituído, ou se um software precisa de atualização, forçarão o empreendedor a ser reativo, ou seja, esperar os problemas acontecerem para resolvê-los, desperdiçando assim tempo e recursos.
EQUIPE INTERNA REDUZIDA OU DESPREPARADA
Possuir um setor de TI interno muito enxuto para os processos do negócio, ou sem a expertise necessária para lidar com as demandas de tecnologia, é um fator que gera problemas para muitas empresas no Brasil. Fator esse que é reconhecido pelas próprias equipes internas de TI!
A Landesk Software realizou uma pesquisa com mais de 10 mil profissionais de gestão de TI. Os resultados mostraram um cenário familiar em todo o mundo: poucos recursos, frustração e uma vida dedicada a apagar incêndios, confira:
Essa dor de cabeça é a mesma nas empresas atendidas por técnicos autônomos, que atendem sozinhos diversos clientes. Afinal, hoje em dia, é praticamente impossível uma pessoa só possuir todas as expertises que uma boa gestão de TI exige.
Esse problema é facilmente resolvido através da terceirização do setor de TI, ou parte dele. Com um prestador especializado e qualificado, você pode suprir as necessidades pontuais de sua equipe interna ou contratar uma gestão completa.
A SOLUÇÃO DEFINITIVA? SUPORTE ESPECIALIZADO!
Talvez o aspecto mais importante para se manter a eficiência, a continuidade e a competitividade dos processos de TI da empresa, seja manter um bom relacionamento com consultores de TI qualificados e confiáveis. Com o uso cada vez mais intensivo de TI pelas empresas, esperar problemas aparecerem para só então procurar um serviço de suporte, tendo que aceitar soluções improvisadas de profissionais pouco capacitados, são práticas que devem ser evitadas!
Contratando os serviços gerenciados da LIVTI, você contará com profissionais capacitados e dedicados a analisar todos os diferentes aspectos da sua infraestrutura de TI, oferecendo soluções para que você não tenha nenhuma dessas dores de cabeça, nem nunca imagine suas máquinas como monstros rebeldes, mas sim como ferramentas para potencializar seu negócio, tornando-o cada vez mais eficiente e lucrativo!