Cuidado! Sua TI precisa estar em boas mãos!

No clássico conto brasileiro “O homem que sabia Javanês”, de Lima Barreto, um espertalhão ganhou fama e prestígio fingindo falar um idioma obscuro que quase ninguém no mundo conhecia. O mundo real está cheio de profissionais sem qualificação ou competência que se aproveitam do desconhecimento dos leigos. A área de TI tem grande complexidade e uma demanda crescente por parte das empresas, o que pode torná-la alvo fácil para profissionais oportunistas ou mesmo desonestos. Coincidência ou não, uma linguagem muito utilizada em computação é chamada de Java!

Isso deve preocupar em especial as pequenas e médias empresas. Com a tecnologia cada vez mais acessível de forma democrática, inclusive os avanços mais recentes, essas empresas também utilizam cada vez mais os recursos de TI, mas geralmente com pouco conhecimento do assunto. Diante das dificuldades e custos que envolvem montar um departamento interno de TI, uma ótima solução tem sido contratar consultorias terceirizadas, como já vimos em outros artigos. Mas, antes de bater o martelo, é bom tomar uma série de precauções ao procurar esses serviços!


CUIDADOS PARA ACERTAR NA CONTRATAÇÃO

Escolha entre funcionário ou prestador – Essa é a primeira dúvida fundamental: é melhor contratar funcionários, para estabelecer e manter os sistemas de TI da empresa, ou contratar um provedor desse serviço? As questões mais importantes a se avaliar aqui são infraestrutura e custo. Para trabalhar com funcionários, a empresa precisa instalar toda uma infraestrutura própria, sendo que ao atuar com uma equipe terceirizada, grande parte dela fica a cargo do prestador de serviço. Na primeira opção, o contratante também terá que arcar com impostos federais e estaduais, seguridade social, contribuições e também lidar com toda burocracia que envolve um funcionário.


Busque recomendações com pessoas de confiança
– Converse com amigos, familiares ou empresários parceiros que já tenham utilizado serviços de TI, sobre as empresas que contrataram. Procure ficar sabendo dos prós e contras, se essas pessoas ficaram realmente satisfeitas com o trabalho realizado pelo prestador.


Procure referências na internet
– Não se limite a olhar apenas o site oficial da empresa. Confira as redes sociais e conteúdos que produz. Interessante ainda consultar se há reclamações contra esse prestador, pesquise em sites como Reclame Aqui.


Contrate profissionais qualificados
– Isto é, profissionais que possuam conhecimento e experiência em grande variedade de sistemas e linguagens. Com isso, eles saberão orientar sobre as melhores e mais atualizadas opções de recursos para o seu negócio. O setor de TI exige muito do consultor, por isso a escolha da equipe deve ser muito criteriosa.


Verifique o portfólio de clientes –
É importante saber quem são os fornecedores, parceiros e clientes da terceirizada. Pode ser interessante ver se ela já atende empresas com um perfil de negócio próximo do seu, ou de áreas que exigem um nível maior de complexidade na gestão de TI.

 

Verifique o portfólio de parceiros – Outro ponto importante e que merece atenção, é avaliar de quais empresas esse prestador se utiliza para realizar sua entrega. Quais as soluções cloud, quais soluções para segurança da informação, quais hardwares indicam, etc. Um bom prestador deve ter bom relacionamento e expertise com os maiores players do mercado.


Suporte
– Depois que você recebeu toda a orientação da consultoria e todos os sistemas estão em operação, é importante que esteja bem estabelecido no contrato como se dará o suporte do prestador ao seu negócio, tal como monitoramento e atuação proativa para evitar que falhas ocorram. Mais que um prestador de serviço apenas ocasional, ele é um parceiro que fará parte do dia a dia do empreendimento.

 

Acordo de confidencialidade – Não se pode esquecer que a empresa que atenderá você tem outros clientes, alguns deles provavelmente atuando na mesma área que você, ou mesmo seus concorrentes diretos. Por isso, uma forma simples e eficaz de se tranquilizar é estabelecer um acordo de confidencialidade com a consultoria. Com isso, você terá uma garantia para que informações sigilosas não acabem vazando para a competição.

 

PRECAUÇÃO SIM, MAS COM CONFIANÇA NA TI

Não deixe que a necessidade de precaução o desanime de procurar um prestador de serviços em TI. A terceirização dessa área é uma tendência consagrada e inevitável para empresas de pequeno e médio porte, que geralmente não têm condições de manter departamentos internos de TI. Contando com os profissionais certos, você terá todo o apoio e suporte necessários para utilizar todos os recursos tecnológicos, os quais permitem reduzir custos, aumentar a eficiência e agilizar os seus processos.

De fato, a terceirização do setor de TI, que está entrando na sua terceira década, vem alcançando níveis cada vez maiores de maturidade. Segundo Randy Wiele, diretor da área de Shared Services e Outsourcing Advisory (Consultoria em Serviços Compartilhados e Terceirização) da KPMG, os clientes que adotam a terceirização estão fazendo a coisa certa, pois esta tende a criar melhores níveis de serviço, refletindo mais precisamente o desempenho real e a experiência do usuário final.

Está pensando em contratar um prestador de serviços, para otimizar seus processos e potencializar o seu negócio?

Pode ter certeza de que a LIVTI vai passar em todos os testes de boa reputação, reconhecimento e experiência na prestação de consultorias e serviços gerenciados em TI!

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